Fraternidade Espírita Cristã

Natureza & Fins

FEC_63

A Fraternidade Espírita Cristã (FEC) é um Centro Espírita, um espaço onde se estuda e divulga a Doutrina Espírita. Foi fundada a 28 de setembro de 1928, com a designação de Fraternidade Esotérica.

As suas atividades encontraram-se suspensas de 1963 a 1974, passando então a denominar-se também Fraternidade Espírita Cristã. Com Sede em Lisboa, é uma associação de instrução e educação, sem fins lucrativos, que tem como finalidade reunir as pessoas que se ocupem do estudo e prática da Doutrina Espírita ou Espiritismo.

Sócio número 1 da Federação Espírita Portuguesa (FEP), tem participado ativamente no movimento espírita nacional e internacional.

O seu presidente Adriano Barros (1936-2004) foi o primeiro coordenador da União Espírita da Região de Lisboa e presidiu, em 1998, a comissão organizadora do 2º CEM (Congresso Mundial de Espiritismo), que teve lugar em Lisboa.

A FEC tem procurado acompanhar os esforços realizados em torno da divulgação do Espiritismo no Brasil e no mundo, mantendo laços com a Federação Espírita Brasileira (FEB), que visitou em diversos momentos, nomeadamente nos Encontros Nacionais de Evangelizadores da Infância e Juventude (em Brasília) e participando em Congressos Nacionais e Internacionais no Brasil e na Europa.

A sua atual presidente, Maria Emília Barros, foi coordenadora do Departamento Infanto-Juvenil (DIJ) da Federação Espírita Portuguesa entre 2000 e 2014. Esteve ainda ligada ao DIJ-Europa em diversas reuniões relativas à sua constituição, promovidas pelo Conselho Espírita Internacional  (CEI).fec 05-02


A FEC promove a divulgação da Doutrina Espírita através da disponibilização de diversos programas de estudo – desde o
Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), da Federação Espírita Brasileira, até programas como o EIMECK (Estudo e Interpretação da Mensagem dos Espíritos Codificada por Allan Kardec) ou Estudo Básico das Obras de André Luiz, produzidos pelas equipas de trabalho da própria FEC. Divulga também o Espiritismo através de palestras, seminários, workshops e conferências e ainda na web através da sua página oficial, através do facebook e no seu canal no Youtube.

Publica trimestralmente o boletim A Libertação, que conta com mais de 3 décadas de edição.

Disponibiliza também diversos serviços de assistência espiritual.

A FEC desenvolve igualmente atividades de auxílio ao próximo através da ação social, materializada em 2001 na constituição da Associação Auxílio e Amizade, uma Instituição Particular de Solidariedade Social que assiste mais de 150 famílias carenciadas da zona de Lisboa.

 

info_fec-02MISSÃO

– Promover o estudo individual e coletivo da Doutrina Espírita, dirigido a pessoas de todas as idades e de todos os níveis culturais e sociais

Promover a divulgação da Doutrina Espírita através dos diversos recursos disponíveis

– Promover o bem-estar moral e físico através de esclarecimento, orientação e assistência espiritual  

– Promover o exercício da fraternidade, nos seus diferentes aspetos

facebook_fec-02-02

facebook da fec

fec_social_media-02 https://www.youtube.com/channel/UCnl-thwRK6H1lisS2AfV-WQ

fec_social_media-03
https://plus.google.com/108773567122417918362

 

 

O que é o espiritismo

É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Génese.O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como das suas relações com o mundo corporal. “O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o Homem saiba donde vem, para onde vai e porque está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.” 

01 - Portrait de M. Allan Kardec, dessiné et lithographié par M. BERTRAND, artiste peintre. (Séc. XIX)O que revela

Revela conceitos novos (e mais aprofundados) a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida. Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objectivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.

Sua abrangência

Trazendo conceitos novos sobre o Homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das actividades e comportamentos humanos, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.

Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.

Prática Espírita

Toda a prática Espírita é gratuita, como orienta o princípio moral do Evangelho: “Dai de graça o que de graça recebestes”. A prática Espírita é realizada com simplicidade, sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade.

O Espiritismo não tem sacerdotes e não adopta nem usa nas suas reuniões e nas suas práticas: altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais ou quaisquer outros objectos, rituais ou formas de culto exterior.

O Espiritismo não impõe os seus princípios. Convida os interessados em conhecê-lo, a submeterem os seus ensinos ao crivo da razão, antes de aceitá-los.

A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os Homens, é uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da religião ou da directriz doutrinária de vida que adoptem.

Prática mediúnica Espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã.

O Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os Homens, independentemente da sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social. Reconhece, ainda, que “o verdadeiro Homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza”.

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.”

“Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.”

Fec Histórico de 1928 a 1963

Conselho Espírita Internacional (CEI)

Federação Espírita Brasileira

Federação Espírita Portuguesa

You must be logged in to post a comment Login